O Artigo13 illuminati na União Européia soa o alerta na internet.

O Artigo13 illuminati na União Européia soa o alerta na internet.

O Artigo13 illuminati na União Européia soa o alerta na internet.

Para muita gente que vive na União Europeia, Artigo 13 é sinônimo de ameaça à internet. Uma controversa proposta de lei de direitos autorais poderá resultar em severas restrições para o compartilhamento de imagens, vídeos e outros conteúdos criados por usuários de redes sociais e outras plataformas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=delJUPLG_4s

 

O que é o Artigo 13?

O Artigo 13 faz parte de um plano de reforma sobre direitos autorais que, se entrar em vigor, terá validade nos países que compõem a União Europeia. O projeto foi apresentado em 2016 e, apesar de uma intensa campanha contrária, recebeu aprovação pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu nesta quarta-feira (20).

Basicamente, o Artigo 13 determina que plataformas online, independente de tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos usuários.

Os defensores da lei afirmam que a iniciativa tornará o mercado mais justo e sustentável para criadores de conteúdo, imprensa e afins. Já os que se opõem à ideia temem por um cenário restritivo o suficiente para dificultar a liberdade de expressão e até a viabilidade de determinados negócios baseados na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com