Home / Notícias / Jovens tailandeses foram encontrados vivos após 7 dias desaparecidos numa caverna
Nitronews
tailandeses estao vivo
tailandeses estao vivo

Jovens tailandeses foram encontrados vivos após 7 dias desaparecidos numa caverna

Os 12 jovens e seu treinador de futebol, presos há mais de uma semana em uma caverna na Tailândia, foram encontrados com vida, nesta segunda-feira (2), anunciou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn.Narongsak Osatanakorn afirmou que a equipe de futebol foi encontrada a salvo e que o resgate está em andamento, mas a “operação ainda não acabou”.

Os jovens, de 11 a 16 anos, e seu técnico entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol, no dia 23 de junho, mas chuvas quase constantes desde então impediram as operações de resgate.

As autoridades já tinham expressado, durante as operações, suas esperanças de que o grupo tivesse encontrado um local seco dentro da caverna e que continuassem vivos.

Começou a chover não muito tempo depois de a equipe ter entrado na caverna e esse tem sido um dos principais obstáculos até agora. A chuva tornou impossível passar pela entrada principal da caverna e acredita-se que isso tenha impedido o grupo de voltar.

Várias centenas de socorristas, incluindo soldados norte-americanos e mergulhadores britânicos, participaram das operações de busca e resgate dos jovens de uma das maiores cavernas da Tailândia, na província de Chiang Rai.

“Vamos enviar comida extra para pelo menos quatro meses e treinar os 13 membros do grupo a mergulhar, enquanto continuam evacuando água” da complexa rede subterrânea, disse o capitão Anand Surawan, da marinha tailandesa, citado pelas forças armadas.

Esta é a quarta caverna mais longa da Tailândia e bastante popular entre os turistas e moradores pelas impressionantes formações rochosas de pedra calcária.

Essas formações tanto originam um ambiente amplo e alto, parecido com o de um grande anfiteatro, como formam passagens estreitas que levam a uma rede de cavernas menores nas quais os locais dizem não ser seguro se aventurar, especialmente durante a temporada de chuvas, que normalmente começa em julho.

Resgate pode levar meses
O resgate pode levar cerca de 3 a 4 meses. As autoridades reúnem esforços para entender qual é a melhor forma de retirar os jovens da caverna, mas avisam: como os níveis de água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que acabe a época das monções.

Os especialistas avaliam agora várias hipóteses de resgate. Nenhum dos jovens sabe nadar ou mergulhar e ensiná-los pode ser uma possibilidade. De qualquer forma, enquanto o nível da água estiver tão alto, todas as operações podem pôr em risco a equipe e mergulhadores.

Ben Reymenants, um dos mergulhadores envolvido no resgate explicou, em entrevista à BBC, que estão previstas chuvas fortes nos próximos três dias, o que irá dificultar a missão de resgate.

Fonte: Lusa // ZAP

Você pode apoiar e incentivar a RedeBrasil.NET para que este trabalho continue repercutindo nas redes sociais através de um ATIVISMO INDEPENDENTE. Compartilhe nossos posts em seus grupos e contribua mensalmente conosco.

Apoie-nos com qualquer valor através do PAYPAL clicando no botão abaixo, ou:

 


Deposite diretamente em nossa conta:

Caixa Econômica Agência: 3492  -  OP 013

Conta POUPANÇA : 000.61359-9

Udson Cordeiro Coelho CPF: 702.083-289-04



Comente esta notícia

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*